A sala de espera ideal para o seu consultório

Tempo de leitura: 3 minutos

A sala de espera é um dos ambientes mais importantes de consultórios e clínicas médicas, desempenhando papel fundamental no processo de atendimento do paciente e funcionando como um cartão de visitas. Transmitir para os pacientes a sensação de conforto e tranquilidade é, portanto, essencial para uma primeira impressão agradável, já que este é o primeiro ambiente com o qual eles têm contato e no qual costumam passar a maior parte do tempo despendido no consultório. O projeto de uma sala de espera ideal deve levar em consideração aspectos como sua funcionalidade, decoração e ocupação do espaço físico, tendo em mente o número de pacientes atendidos por hora pelo profissional e o tipo de especialidade exercida por este. Confira algumas dicas para uma sala de espera agradável:

Quais cores usar?

Essa é a recepção do consultório:

Os pacientes e familiares que frequentam a sala de espera de um consultório podem apresentar diferentes condições emocionais: ansiedade, dor ou angústia com a espera de um diagnóstico fazem com que este ambiente costume apresentar uma certa tensão. Assim, é importante que a paleta de cores tenha como objetivo transmitir a sensação de paz e aconchego para pacientes e familiares, evitando cores que possam agredir os olhos ou provocar agitação. As cores claras são mais comumente utilizadas, em tons de cinza, azul, verde e, é claro, o próprio branco. Isso não significa que a decoração da sala de espera não possa apresentar tons mais vibrantes. O ideal é que estes sejam utilizados em objetos decorativos, contribuindo para a criação de um ambiente moderno, sofisticado e alegre.

Mobilidade e segurança

A ergonomia e a acessibilidade são aspectos funcionais essenciais às salas de espera. É importante que o espaço seja planejado de forma a facilitar o acesso à recepção, aos sanitários e ao consultório, permitindo o trânsito de cadeiras de rodas. Não é recomendada para estes ambientes a utilização de tapetes e carpetes, e todas as especificações de materiais devem levar em consideração as normas rigorosas da Vigilância Sanitária.

Iluminação

sala_espera_2-20110825-195745

O projeto luminotécnico para salas de espera deve ser desenvolvido em conjunto com o projeto de decoração, garantindo as condições de iluminação adequadas a este espaço. Recomenda-se, quando possível, explorar ao máximo a iluminação natural, que pode ser filtrada através de cortinas, e transmite uma sensação de tranquilidade. Caso não seja possível contar com a iluminação natural, invista em luminárias fluorescentes ou de LED que, além de mais econômicas, simulam o efeito desta.

Ambiente agradável

decoracao_consultorio_odontologico-marilia-veiga

Além da decoração, algumas condições do ambiente são importantes. Oferecer ao paciente e seus acompanhantes formas de entretenimento é uma ótima forma de evitar a tensão com possíveis atrasos. Para tal, água, café e biscoitos, bem como revistas contribuem para tornar a espera mais agradável. É comum a utilização de aparelhos de televisão em salas de espera, mas é preciso atenção com relação ao volume e ao conteúdo transmitido. De forma geral, sugere-se que sejam transmitidos conteúdos relacionados à especialidade médica da clínica ou até mesmo informativos sobre saúde, alimentação, exercícios físicos, etc. Uma música ambiente calma e relaxante também pode ser uma ótima solução.

A importância do mobiliário

A Vigilância Sanitária recomenda para salas de espera de consultório a utilização de materiais de couro, natural ou sintético, ou outros materiais fáceis de limpar. É essencial estar atento à ergonomia das cadeiras ou poltronas escolhidas, garantindo o conforto dos pacientes durante a espera pelo atendimento médico. As poltronas Barcelona revestidas em couro ecológico são uma excelente solução para o conforto e o bem-estar na sua sala de espera. Além de sofisticadas, são facilmente limpas com a utilização de um pano úmido. Conheça as poltronas Barcelona e outras ideias da AboutHome para a decoração da sua sala de espera!

Gostou das dicas? Que outras características você acredita que uma sala de espera deva ter? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *