Tempo de leitura: 3 minutos
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar diversas vezes ao longo da vida que maio é o mês das noivas. Mas afinal, de onde essa ideia surgiu? Será que ela serve puramente para movimentar o comércio nessa época do ano? Existem pelo menos duas hipóteses sérias a respeito desse assunto e é justamente sobre elas que nós vamos conversar hoje. Se você tem alguma curiosidade a respeito desse assunto, acompanhe o nosso post!
A renovação da primavera
No hemisfério norte, maio representa o auge da primavera. É quando a natureza demonstra toda a sua fertilidade e as flores alcançam o máximo de sua beleza. Para alguns povos da Europa, essa época do ano representava a renovação e, por isso, muitos festivais populares eram organizados para celebrar a chegada da estação. Com o passar do tempo, vários casamentos também começaram a ser organizados para esse período, até porque o inverno por lá é bastante rigoroso.
A consagração de Maria
Já na tradição católica, maio é consagrado à Maria e é justamente por isso que celebramos o dia das mães sempre no segundo domingo desse mês. Como o casamento é tradicionalmente associado à ideia da construção de uma família com filhos, muitas pessoas acreditam que essa é a melhor época do ano para celebrar a união dos noivos que desejam ter sua vida abençoada com a chegada de um bebê.
No Brasil
Por conta do nosso passado colonial e de nossas tradições católicas, maio também é considerado o mês das noivas aqui no Brasil. Nessa época do ano, os setores do mercado associados a esse tipo de celebração promovem seus maiores eventos e é também quando alguns dos serviços prestados por eles tendem a aumentar de preço. Portanto, essa é um dos períodos mais caros do ano para quem planeja se casar.
No entanto, esse não é o mês mais disputado pelos brasileiros em igrejas e salões de festas. De acordo com dados do IBGE, o mês de dezembro é o campeão de casamentos em nosso país, provavelmente por conta da chegada do verão, das férias e do pagamento do 13º salário. Em segundo lugar vem setembro – mês da primavera, coincidentemente ou não – e só então é que maio aparece na lista.
Os itens que não podem faltar na sua casa nova
Além de escolher a melhor época do ano para o casamento, cuidar de todos os detalhes da cerimônia e pensar em quem vão convidar para compartilhar esse momento tão especial, os noivos têm outra grande preocupação: adquirir tudo o que precisam para começar a vida a dois em uma casa nova. Para ajudar um pouco nesse momento tão especial, preparamos uma lista com as categorias de todos os itens que vocês não podem esquecer:
- Pertences pessoais
- Móveis
- Eletrodomésticos
- Eletrônicos
- Cama, mesa e banho
- Aparelho completo de jantar
- Jogo de panelas
- Acessórios de cozinha em geral
- Iluminação
- Decoração
- Compras para passar o primeiro mês
- Produtos de higiene
- Produtos de limpeza
Você já sabia os motivos pelos quais o mês de maio é considerado especial para as noivas? Tem alguma época favorita do ano para casamentos? Comente!