Tempo de leitura: 3 minutos
Combinando modernidade, móveis multifuncionais e o amor pela vida no agito das grandes cidades, a decoração urbana vem ganhando espaço em 2015. Como destaque dessa tendência na decoração estão objetos que remetem o ritmo das ruas de megalópoles como NY, Tóquio e São Paulo, como posters e o graffiti.
Na mobília, a madeira cede para o vidro, acrílico, plástico e concreto, indicando uma linha moderna. Pontos fortes de cor são bem vindos, desde que contrastados sabiamente com tons neutros sugeridos para as paredes e para os móveis.
Dicas para decorar no estilo urbano contemporâneo
Móveis
Além das cores mais sóbrias, a distribuição dinâmica e multifuncional dos móveis é uma característica forte desse estilo. Flertando muito com o Industrial, peças de alumínio, acrílico e vidro são curingas na decoração urbana. Para contrastar com a “frieza” desses materiais, utilize o couro em alguns revestimentos.
Cores sóbrias
Nas paredes, branco e o cinza são boas opções. Texturas como tijolo a vista também são interessantes, principalmente se pintadas de cores sólidas. Paredes pretas tornam o ambiente ainda mais elegante, mas é preciso senso e atenção à estética para não sobrecarregar.
Paleta de cores
Os pontos de cores podem ser trabalhados com jogos de cama e banho, almofadas ou mantas, o que possibilita a renovação da decoração. Pequenos móveis, como mesas laterais ou de centro, cadeiras e poltronas de cores mais fortes podem funcionar. Ganham destaque aqui o amarelo, laranja e diversos tons de azul, que vão do naval ao ciano. O design dessas peças também conta muito. Quanto mais clean e ousado o desenho, melhor.
Iluminação
Pontos indiretos de luz são as melhores apostas para todos os ambientes, principalmente os que seguem a linha urbana. Em geral, os ambientes devem concentrar o máximo possível de claridade de luz natural. Luminárias modernas, principalmente as oversizes, são boas opções.
Eletrodomésticos e eletrônicos
Modernidade é a palavra de ordem na decoração urbana, e isso vale também para os eletrodomésticos. O cromado invade a cozinha, que pode ser pensada toda em concreto, elevando a ainda mais a ideia do urbano nesse local. O modelo vintage de geladeiras é uma opção mais irreverente a esse estilo, principalmente se em cores de destaque.
Peças de arte
Megalópoles respiram arte. Desde os museus mais famosos até a arte de rua. Por isso, na decoração urbana, o graffiti tem tanto peso. Uma dica interessante é convidar um graffiteiro para trabalhar em uma parede ou porta de sua casa. Esculturas, quadros e fotos também agregam valor ao seu ambiente. Tente concentrar vários quadros em uma só parede, brincando com a disposição e tamanho deles. Outras peças de artes são móveis assinados por designers. É um investimento alto, mas que compensa pela estética e durabilidade.
Étnico Urbano
O étnico é tendências nas passarelas e não ficaria de fora de show rooms por todo o mundo. Além de uma paleta de cores mais ricas e robustas, os pontos de decoração fazem um contraste único com o minimalismo do urbano. Ornamentos como bonecas russas, tecidos da Índia ou máscaras africanas, ou mesmo brasilidades são algumas das opções que transformam seu lar na cidade em um lar cosmopolita.
O que você achou da decoração urbana? Comente conosco e não deixe de conferir mais dicas de como transformar sua casa em nosso blog!