Tempo de leitura: 2 minutos
Cada vez mais as famílias estão adotando o costume de deixar os sapatos próximos da porta de casa e calçar seus chinelos e pantufas por dois motivos superimportantes: higiene física e purificação espiritual.
Toda essa onda começou mesmo pelo segundo motivo. Os japoneses acreditam que as energias impuras da rua não devem adentrar ao lar. É uma forma de deixar os problemas e as preocupações pra fora e também a sujeira do mundo exterior. Perfeito!
A outra questão é a higiene da casa. Imagina a quantidade de bactérias que levamos pra dentro de casa pela sola dos sapatos… Esses monstrinhos são causadores de diarreia, infecção urinária, respiratória e muito mais. E se você tem bebê engatinhando e crianças, precisa começar hoje mesmo a usar calçados específicos para ficar dentro de casa. Uma boa pedida são as pantufas e os chinelos; confortáveis e, principalmente, limpinhos.
Crie um espaço prático
Você pode estar pensando que e a entrada da casa vai ficar uma bagunça e com um visual desagradável. Mas não. Deixar uma sapateira e um banquinho próximos da porta vai facilitar o processo e seus familiares vão aderir com prazer à nova moda.
Temos algumas sugestões:
* Nessa sapateira cabem de 4 até 16 pares e o melhor é que ela pode ser montada com diversas configurações, para se adaptar ao seu ambiente.
* Já para quem quer deixar o hábito em segredo, essa sapateira se confunde com um móvel decorativo do hall quando está com as portas fechadas.
* Uma banqueta dobrável é uma boa opção porque cabe em qualquer cantinho.
E quando chegarem visitas?
É bom ter alguns pares extras de chinelos ou pantufas, assim as visitas também podem seguir os hábitos da casa. Uma dica é comprar esses pares extras de um tamanho grande, 42, por exemplo, para servir em homens e mulheres. Mas não obrigue os convidados a usá-los, deixe que eles se sintam confortáveis para isso. Pode ser que a pessoa tenha chulé ou não fez as unhas e vai ficar constrangida em tirar os seus sapatos. Seja flexível. Afinal, receber bem é uma arte!